quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Biossegurança nos Salões de Beleza


           Um tema bastante comentado e que deve, cada vez mais, entrar em discussão nos salões de beleza de todo o mundo é a biossegurança.
            Todo profissional da beleza, por suas atividades o colocarem sempre em contato com pessoas, produtos químicos, fora a poluição ambiental e o excesso de ruídos que configuram potencial risco à sua saúde, deve estar sempre atento a esse assunto, que visa reconhecer, avaliar e controlar tais riscos.
            E como isso funciona? A Biossegurança busca a eliminação ou, pelo menos, a redução dos agentes/fatores que foram reconhecidos e avaliados no meio ambiente de trabalho.



Classificando os riscos:

   Biológicos: Advindos de transmissões, como por exemplo micoses de pele e unhas;
   Físicos: Ergonômicos, posturais e ambientais;
   Químicos: Decorrentes da aplicação de tinturas, alisantes, sprays, solventes, escova progressiva, etc;
   Sonoros: Ruídos de equipamentos como secadores de cabelo.



            É através dos conhecimentos de biossegurança que o profissional da beleza consegue se organizar melhor em sua rotina de trabalho, ao menos ao que se refere à limpeza ambiental, higiene pessoal, desinfecção e esterilização de ferramentas que entram em contato com seus clientes, bem como o uso correto de EPI’s, etc.


            É de extrema importância que o profissional da beleza desenvolva competências para realizar tratamentos estéticos, levando em consideração o conceito de beleza integrada à saúde, para que os resultados, além de positivos, tragam também segurança e qualidade de vida aos profissionais e aos clientes, respeitando sempre o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário